Qual a diferença entre Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP)?
Segundo publicação presente na página na internet da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, “o MA prepara um pesquisador e professor, que deverá continuar sua carreira com o doutorado. Já o MP enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Assim, ambos os mestrados conferem graus e prerrogativas idênticos, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).”
Seguindo, conforme definição da própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado Profissional (MP) é “uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.”
Esses cursos, inicialmente regulamentados em 1995, foram criados e idealizados almejando a contribuição com o setor produtivo brasileiro a partir de estruturas curriculares que priorizassem “a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico”.
Segundo Osterman e Rezende (2009), aquela modalidade de cursos possibilitou, no início dos anos 2000, a criação de mestrados profissionais em ensino (MPE) dirigidos a professores que atuam na educação básica ou do ensino superior que atuavam em licenciaturas. O incentivo à criação desses programas foi, segundo aquelas autoras, uma política de significativo impacto para a área de Ensino de Ciências e Matemática.
Moreira (2004) destaca que o trabalho final em um mestrado acadêmico tem caráter de relatório de pesquisa, enquanto para o MPE espera-se que ele contenha “uma proposta de ação profissional que possa ter, de modo mais ou menos imediato, impacto no sistema a que ele se dirige” (p. 133).
Referências: Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrado Profissional: o que é. Disponível em: https://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e/ Acesso em: 8 de agosto de 2019.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 26, n. 1, p. 66-80, 2009.
MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira da Pós-Graduação, n. 1, p. 131-142, jul. 2004.
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. Disponível em: https://www.udesc.br/esag/mestradoprofissional/profissionalxacademico#:~:text=O%20MP%20pertence%20%C3%A0%20p%C3%B3s,exige%20que%20a%20pessoa%20pesquise. Acesso em: 30 de setembro de 2020.